Yahoo Suche Web Suche

Suchergebnisse

  1. Suchergebnisse:
  1. Maria da Cruz (Vila do Penedo do Rio São Francisco, fins do século XVII - Pedras de Maria da Cruz, 23 de junho de 1760 [1]) foi uma personagem histórica brasileira no contexto dos motins do Sertão do Rio São Francisco, ocorridos em Minas Gerais, em 1736.

  2. 11. Apr. 2017 · Dona Maria da Cruz, possuidora de um histórico envolto entre levantes e batalhas, é o principal símbolo do poder dos latifundiários do São Francisco, possuidores de verdadeiros feudos, com direito a tropas e leis próprias.

    • quem foi maria da cruz1
    • quem foi maria da cruz2
    • quem foi maria da cruz3
    • quem foi maria da cruz4
    • quem foi maria da cruz5
  3. RESUMO. Figura lendária no sertão das Minas Gerais e imortalizada nas páginas de Diogo de Vasconcelos, Maria da Cruz teve seu nome ligado aos conflitos políticos que sacudiram o sertão das Minas no ano de 1736. Este artigo procura analisar a presença de Maria da Cruz na revolta. Palavras-chave: Maria da Cruz, sertão, motim de 1736. ABSTRACT.

    • Alexandre Rodrigues de Souza
    • 2013
  4. 1. Dez. 2012 · Historiadoras revelam a verdadeira face de Maria da Cruz, que se tornou uma lenda no Norte de Minas ao comandar sedição contra impostos. Presa pela coroa Portuguesa, se livrou de degredo na África

  5. Nascida nas primeiras décadas de 1700 na freguesia da Vila do Penedo do Rio São Francisco, Maria da Cruz esteve envolvida num conjunto de protestos que sacudiu o sertão da Capitania de Minas Gerais entre os meses de março e agosto de 1736.

  6. MARIA DA CRUZ – A HEROÍNA DO ALTO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO. * José Geraldo Mendonça. Dona Maria da Cruz era pertencente à família da Torre, e casada com Salvador Cardoso de Oliveira, que era sobrinho de Matias Cardoso de Almeida, fundador das Comunidades de Morrinhos, Amparo e São Romão, além de outras menores nas barrancas do Rio ...

  7. Mulher de tradição religiosa Católica, casou-se na igreja com o paulistano Salvador Cardoso de Oliveira, sobrinho do capitão de campo Mathias Cardoso de Almeida, que era também de família abastada da Capitania de São Paulo.